terça-feira, 24 de janeiro de 2017

[Yu-Gi-Oh] MetaHistória - O Formato Beatdown!

Iae Butequistas, tudo sussa?

LeoCristian por aqui mais uma vez para mais um post de cultura e conhecimento do meta pra vocês!

Há algum tempo atrás eu fiz uma postagem falando sobre o formato Goat Control, que marcou o ano de 2005, levando ao banimento do Thousand Eyes Restrict, bem como uma infinidade de cartas. Você pode conferir esse texto AQUI.

Aproveitando esse gancho resolvi então lançar o MetaHistória, uma série em que pretendo comentar sobre os metas antigos e mostrar para vocês um pouco de como eram as coisas quando isso aqui era tudo mato e monstros ruins.

Para começar hoje eu vou falar do primeiro formato do TCG! Eu costumo chamar ele de Rei Caveira-Desespero, mas enquanto pesquisava encontrei-o pelo nome Beatdown.

Vale lembrar que, pelo menos nos primeiros MetaHistória eu utilizarei MAJORITARIAMENTE datas de lançamento e importância americanas, uma vez que o jogo não era difundido no Brasil e passou a crescer nacionalmente muuuuito depois de seu lançamento internacional.

Rei Caveira dando um bocejo
No longínquo ano de 2002, os pivetes jovens estavam INSANOS com um novo desenho, chamado Yu-Gi-Oh, que passou a ser exibido pro grande público pela Rede Globo. Apesar da primeira temporada dar uma CAGADA pras regras, muitas crianças estavam loucas para começar a jogar e invocar seus Magos Negros da vida.

Justamente nessa época começou a comercialização de cartas pirateadas, jogos sem utilização de regra alguma, CDs de Playstation (saudades Forbidden Memories), enfim, os primeiros passos para o conhecimento do jogo e sua difusão no nosso Brasilzão da massa.

Além disso, indo pro lado mais oficial da coisa, o primeiro meta de Yu-Gi-Oh começou a se construir juntamente com as primeiras cartas a serem lançadas, e é sobre isso que falaremos hoje.

Contexto Geral

No princípio do jogo as estratégias eram bem menos complexas que hoje, tornando os jogos bem mais lentos e focados em poder bruto, uma vez que haviam pouquíssimos monstros de efeito lançados e o próprio conhecimento dos jogadores era escasso por ser um jogo totalmente novo.

Vale ressaltar também que a maior parte do público era formado por crianças que assistiam o anime. A primeira temporada não seguia as regras do TCG, diminuindo ainda mais a quantidade de jogadores "de verdade", uma vez que grande parte dos jovens da época incluindo a mim mesmo apenas jogava as cartas sem nenhum conhecimento de como o jogo funcionava. Sendo assim o TCG em seu primeiro ano baseava-se simplesmente em juntar 40 ou 50 cartas fortes e montar um deck.

Janeiro 2002 ~ Maio 2002 - Rei Caveira Beatdown

Pensando em um jogo que pontos de vida são a diferença entre ganhar ou perder, você deve considerar como acabar com os pontos do oponente de maneira rápida e eficaz. Monstros poderosos como o Dragão Branco de Olhos Azuis e Mago Negro podem tirar uma quantidade absurda de vida, mas são difíceis de serem invocados, já que exigem dois tributos.

Por outro lado, o Rei Caveira é um monstro cujo ataque se iguala ao Mago Negro e exige apenas UM TRIBUTO, tornando-o uma opção claramente superior. Naquela época, Rei Caveira era o monstro mais poderoso com apenas um tributo para ser invocado.

O deck utilizava, além do grande esqueleto, uma série de monstros com ataque alto, como LaJinn, o gênio da lâmpada mística, Peixe de 7 Cores e Mechanicalchaser. No caso do Mechanical, era uma carta um pouco mais difícil de se encontrar, por ser Ultra Rara e vinda apenas no primeiro "Tournament Pack", mas valia o esforço por ter 1850 de ataque.

Além disso, os decks constituíam-se de uma quantidade absurda de Staples. Man-Eater Bug, Wall Of Ilusion, Pot Of Greed, Raigeki, Monster RebornChange of Heart e Dark Hole eram cartas obrigatórias em todos os decks, e foram lançadas no decorrer do primeiro ano. As magias utilizadas nesses decks eram tão poderosas que geraram a primeira banlist, em maio de 2002, limitando-as. Outras cartas de uso comum eram Trap Hole, Fissure, Espadas da Luz Reveladora e Waboku.


Junho 2002 ~ Dezembro 2002 - Rei Caveira DESESPERADO

A chegada do set Metal Raiders marcou história com a vinda de monstros decisivos pro meta, Maga da Fé, Bruxa da Floresta Negra e Sangan. Bruxa e Sangan eram tão absurdamente poderosos que foram semi-limitados já no mês seguinte. Esses monstros foram os primeiros buscadores lançados ao TCG, e buscavam praticamente todos monstros existentes no jogo, incluindo Rei Caveira. Maga da Fé conseguiu adicionar uma mecânica de reciclagem para as magias limitadas, sendo presença obrigatória em todos os decks. O set também contou com a chegada de Heavy Storm e Mirror Force, cartas que permitiam destruição em massa e mudavam o rumo do jogo, proporcionando reviravoltas instantâneas quase sempre, sendo a primeira semi-limitada e a segunda limitada já em Julho.

O terceiro set de 2002, Magic Ruler, trouxe o que  pra mim foi o auge do Beatdown, Axe Of Despair, ou Machado do Desespero, chegou para mudar a dinâmica do jogo. Tal carta concedia um aumento de impressionantes 1000 de ATK, trazendo ao seu Rei Caveira um bônus impressionante e elevando-o a 3500 de ATK. Ainda por cima ela permitia a monstros mais fracos e que não precisavam de tributos, como LaJinn, atacar e destruir o Rei Caveira do oponente, ao fazê-los ultrapassarem a marca de 2500. Machado do Desespero foi a primeira carta no meta que permitiu retirar o monstro ás do oponente sem perder cartas de destruição, como raigeki e fissure. Além disso, uma grande quantidade de cartas chegaram e foram limitadas na banlist de Outubro. Cyber Jar, Confiscation, Delinquent Duo, Painful Choice, Snatch Steal, Forceful Sentry e Upstart Goblin eram muito poderosas e acabaram figurando quase sempre nas banlists posteriores.

O último set de 2002, Pharaoh's Servant, introduziu alguns batedores mais efetivos, apesar de não ser tão impressionante, com exceção de Jinzo. Jinzo era um monstro de 2400 que podia parar todas as Trap Cards. Tornando, finalmente, o Beatdown imune a Mirror Force, Trap Hole e outras staples que poderiam atrapalhar. O monstro foi quase que imediatamente limitado, em Dezembro de 2002. Outra carta importante que fora lançada e limitada nessa mesma banlist foi Imperial Order, carta que conseguiu manter o formato Beatdown por mais um tempo no meta, uma vez que impedia o oponente de ativar as suas Magias, que estavam ficando mais e mais fortes.



Março 2003 - It's the Final BEATDOWN

O jogo não passou por mudanças de Janeiro a Março, até o lançamento do set Labyrinth of Nightmare, que trouxe 3 cartas importantíssimas, já no período considerado de transição do formato Beatdown para o próximo meta. Gemini Elf possuía 1900 de ATK e era muito mais fácil de se obter que Mechanichalser. Bazoo The Soul Eater era um monstro de 1600 que, por uma tradução errônea porra konami-do passado, foi usado muito, já que você poderia banir até 3 cartas para aumentar seu ataque. Mesmo após errata (banir até 3 monstros), Bazoo foi uma importante adição, já que alcançava o poder do Rei Caveira sem precisar de tributo, substituindo-o em muitos decks. O último monstro a ser lançado foi Kycoo the Ghost Destroyer. Kycoo foi o primeiro monstro de efeito realmente poderoso que não possuía ataque baixo, fraquezas ou exigia tributos para ser invocado.

A chegada de Kycoo foi notada imediatamente e ele continuou sendo um monstro chave nos outros formatos que se seguiram, conforme o cemitério foi se tornando mais e mais importante.

Além disso, Labyrinth trouxe 2 novas magias de equipamento, Mage Power e United We Stand. Tais cartas permitiram um aumento de ataque muito maior que o do Machado do Desespero, trazendo um power level diferente ao jogo, uma vez que agora, depois do build up correto, qualquer monstro poderia ser mortal, algo totalmente novo.

O ano de 2003 foi responsável pelo declínio do Beatdown, uma vez que os jogadores começaram a perceber que magias e armadilhas de controle realmente poderosas estavam chegando. Apesar de continuar sendo um deck comum e poderoso na época, os lançamentos decorrentes foram acabando com o estilo de jogo "invoco monstro forte e bato", levando ao fim desse meta.
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Bem Butequistas, por hoje é isso!

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